O Tsuru da Paz – Gestão 2012/2013
O Tsuru, segundo a tradição oriental, é conhecido como um dos mais famosos símbolos da paz.
A primeira referência sobre essa tradição foi encontrada no livro Senbazuru Orikata publicado em 1797, mas foi uma menina chamada Sadako Sassaki que imortalizou a corrente dos mil Tsurus como símbolo eterno de paz e harmonia.
Sadako nasceu em Hiroshima, logo após a cidade ter sido atingida por uma bomba nuclear na Segunda Guerra Mundial. Aos 10 anos, por causa das radiações, Sadako adquiriu leucemia, na época chamada no Japão de “doença da bomba atômica”.
Ao saber da lenda do Tsuru e do poder de conceder desejos, decidiu fazer mil pássaros de dobradura para ter saúde suficiente para viver. Mas quando chegou ao pássaro de número 964, veio a falecer. Após sua morte, amigos e colegas de Sadako, dobraram os pássaros que faltavam para enterrar com ela e publicaram uma série de cartas para um fundo destinado à construção de um memorial para ela e para outras crianças que faleceram em razão dos efeitos da bomba atômica.
Em 03 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no Parque da Paz em Hiroshima, com a seguinte mensagem:
Este é o nosso grito.
Esta é a nossa oração:
Paz no mundo
Sadako é até hoje lembrada como um símbolo das vítimas inocentes da Guerra.